bg
Mysteries of Baker Street

CASO 005 - A mensagem em código

CASO 005 - A mensagem em código

Holmes estava inquieto. Havia duas semanas que nenhum caso chegava as suas mãos. Ele fumava seu cachimbo de frente para a janela, quando exclamou: “Nossos dias tediosos acabaram Watson! O inspetor Gregson vem subindo a rua”. Não demorou muito e ele entrou no apartamento. Sentou na poltrona e solicitou a ajuda do meu amigo. Aceitando de todo o prazer, Holmes pediu para narrar os principais fatos, sem esquecer-se de nada.
“Bem, no sábado à tarde, o triste canto de um canário levou a proprietária do prédio, a Sra. Hilda Trevors, a averiguar a pequena dependência acima da loja de penhores. Após abrir a porta com a chave mestra, ela encontrou o dono do canário e da loja, Rafer Harmon, morto. Ele caiu de bruços sobre a sua escrivaninha e cercado por um mundo de objetos penhorados, entre os quais se podiam notar: um ábaco de ouro, uma velha armadura inglesa, uma curiosa cortina vitoriana, um faqueiro de prata, uma velha placa de hotel talhada a mão, uma coleção de porcelana holandesa e uma variedade de instrumentos musicais, relógios e despertadores”.
Gregson fez uma pausa e continuou: “...em cima da escrivaninha, perto da vítima, estava um envelope endereçado a um tal de Harry Blake na Suiça. Uma investigação feita por nós, apontou que esse Blake se encontra preso na Suíça e muito amigo de Rafer Harmon, que na verdade é Rodolph Hickel. Um ladrão pé de chinelo, procurado pelas autoridades e envolvido num grande número de roubos. Hickel saiu de circulação há alguns anos, após passar a perna em dois ladrões que estavam junto com ele e envolvidos no roubo ao museu de Londres. Hickel desapareceu com os dois itens mais valiosos do roubo, as famosas pérolas gêmeas: “Olhos de Lúcifer”. Elas estão avaliadas em mais de 50 mil libras. Seus comparsas e a Scotland Yard tem procurado por Hickel desde então. O envelope da escrivaninha contém aparentemente uma mensagem cifrada. Eu acredito que Hickel, ao perceber que corria risco de vida, escreveu essa nota pretendendo enviá-la para seu melhor amigo, Harry Blake, que está para ser libertado nas próximas semanas. A mensagem é a seguinte: “NHQZMZBNCNQSMDCQZGJN”. Bem isso é tudo que conseguimos apurar no local do crime e por isso vim consultá-lo imediatamente Sr. Holmes”.
Holmes pegou a mensagem e disse para Gregson que em breve ele terá a solução do caso tão logo decifrar o enigma. Gregson agradeceu e saiu. Eu balancei a cabeça incrédulo. Como decifraremos essa mensagem? Holmes após tirar uma baforada do seu cachimbo, comentou que esta mensagem deve ser elementar, meu caro Watson.

Para a solução desse mistério, Holmes precisará encontrar a resposta para as seguintes perguntas:
a) O que diz a mensagem cifrada?
b) Onde estão as pérolas roubadas?

Questions

  • Q: O que diz a mensagem cifrada?
  • Q: Onde estão as pérolas roubadas?
Mysteries of Baker Street - Author dyncoch